Passageiros que viajam de ônibus pelo interior dos Estados Brasileiros já estão pagando mais caro pelo serviço rodoviário em diversas regiões do Brasil. O reajuste anual que promove aumento no preço dos serviços oferecidos em linhas interurbanas de ônibus vem sendo publico pelos órgãos estatais desde o começo de outubro. Em Fortaleza, as empresas de ônibus da capital com linhas para cidades do interior passaram a elevar o preço de suas passagens em 2,421%, desde o dia 1º de outubro. O valor foi calculado pelo Detran e homologado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).
A boa notícia é que os municípios que compõem a região metropolitana do Estado com ligação a capital não estão incluídos no reajuste das linhas. Por outro lado, o preço mais salgado já é praticado em rotas nas Regiões Norte, Cariri, Centro-Sul, Inhamuns, Sertão Central, Litoral Oeste, Maciço de Baturité, Jaguaribana e Litoral Leste, operadas pelas auto viações Expresso Guanabara, Via Metro, Princesa dos Inhamuns, Fretcar e São Benedito. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsto do Ceará (Detran-CE), os contratos firmados pelo Governo com as concessionárias preveem aumento anual das passagens de ônibus. Até agora a mudança nunca baixou o valor dos bilhetes, levando em consideração uma revisão técnica dos custos que envolvem a operação.
Outras Regiões também sofrem com o aumento do valor
O impacto no preço das passagens rodoviárias para o interior dos Estados também foi sentido em outras regiões. No Rio Grande do Sul, o aumento chegou a aproximadamente 8% para o serviço de linhas interestaduais – um dos maiores reajustes do país. Em Alagoas e na região metropolitana de Maceió o aumento foi de pouco menos de 5%.