Como calcular os valores de passagens de ônibus?

 

 Cálculo valores passagens ônibus

Será que os valores de passagens de ônibus são caros demais, ou apenas representam uma tarifa considerável para o tipo de serviço cobrado? A verdade é que não existe nenhuma companhia de viação que não circule sem a intensão de lucrar. Se ela pouco produz e não tem privilégios para transitar é natural que as tarifas subam para tentar igualar o faturamento previsto. Para calcular se o preço de passagens é equivalente é preciso levar em consideração uma série de aspectos importantes como a cidade de atuação e seus custos operacionais, a demanda pelo serviço e as linhas de cobertura, o tamanho e o piso salarial para o local e ainda as políticas de gratuidade.

Existem algumas cidades que acompanham os valores tabelados da GEIPOT – Grupo de Estudo da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes. Essa relação também pode variar de acordo com adequações de cada município. Segundo empresas de ônibus, para elaborar o preço de passagens rodoviárias é preciso relacionar a quantidade de quilômetros percorridos e quantos passageiros serão transportados na viagem.  As companhias ainda cotam os preços dos gastos com a manutenção e reparo dos veículos e não deixam os índices de inflação e os tributos para trás. As condições do local por onde os veículos irão transitar também interferem nas despesas e por isso são levados em consideração. Existe uma diferença considerável quando se anda em locais sem asfalto e quando se está na rodovia, por exemplo.

Os tributos pagos nos ônibus são os mesmo gastos em carros luxuosos e roupas de marca internacional. O melhor caminho é a desoneração e os subsídios firmados entre as instituições licitatórias fazendo com que o preço de passagens de ônibus possa ser revertido como benefício para a população. As companhias defendem que as desonerações devem ajuda-las, barateando os combustíveis e os impostos pagos na compra dos próprios transportes coletivos. As vagas cedidas de forma gratuita poderiam ser mais exploradas pelo poder público brasileiro. Em média os financiamentos para este tipo de serviço é de 19%, o que equivale a 6% a menos do que é permitido. Hoje em dias são os idosos e estudantes que se apoderam deste recurso.

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